Objetos Bauhaus

Apesar de menos conhecidos que as peças de mobiliário, a equipe da Escola também projetou alguns objetos originais e criativos.

Tabuleiro de xadrez de Hartwig

Tabuleiro de xadrez criado em 1922 por Josef Hartwig.
O tabuleiro de xadrez idealizado pelo designer alemão Josef Hartwig é inovador porque o layout de cada peça indica o tipo de movimento que ela é capaz de fazer.
Na altura em que foi criado, Hartwig era o chefe da oficina a cargo da marcenaria da Escola e pensou em criar o objeto com dimensões pequenas (o tabuleiro mede 36 cm por 36 cm e o rei tem 5 cm de altura).
A criação é um exemplo típico da Bauhaus porque procura agregar funcionalidade e beleza. Um dos tabuleiros originais criados pelo alemão faz parte do acervo do MoMA (Nova Iorque). Até hoje réplicas da criação podem ser encontradas no mercado.
Abajur Wagenfeld-Leuchte (ou Bauhaus-Leuchte)
Abajur criado por William Wagenfeld.

A luminária simples e geométrica que segue sendo um ícone da Bauhaus é composta por uma cúpula de vidro e metal e representa a fase tecnológica da Escola.

A peça é até hoje o trabalho mais conhecido de Wagenfeld, que carregava forte preocupação social e desejava que as suas criações fossem acessíveis a todo e qualquer público.

Chaleira de Marianne Brandt

A chaleira foi projetada em 1924 por Marianne Brandt.

A Escola era tão versátil que se preocupava com a criação de objetos cotidianos como o infusor de chá.


A criação de Marianne Brandt tem um filtro embutido, bico não-gotejante e cabo resistente ao calor. Enquanto o corpo do objeto é majoritariamente composta em metal, a alça é executada em ébano. O bule é mais um exemplo da Escola que combina funcionalidade e beleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fase de consolidação (1923 - 1928)

A fase de fundação (1919 - 1923)

Fase da Desintegração (1929 - 1933)